A Serra possui grande valor paisagistico para a região e se apresenta com um enorme potencial Ecoturistico por esta localizada na porção Centro-Leste de Minas Gerais, na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, fazendo parte da Cordilheira do Espinhaço, reserva da Biosfera, região estruturada por seqüências de processos geológicos e geomoforlógicos que resultaram em um relevo escarpado, com altitudes que variam entre 1000m a 1600m.
Segundo o Instituo Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA, a Serra dos Cristais é tradicionalmente identificada como elemento paisagístico da cidade de Diamantina, formando uma espécie de moldura para o espaço urbano. A Serra é um bem tombado e teve sua inscrição no livro de tombo arqueológico etnográfico e paisagístico do IEPHA/MG e em 1999 levou Diamantina a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO por integrar o conjunto urbano e arquitetonico.
A Serra possui varias Trilhas, mirantes com vista para a cidade e durante a caminhada podem ser vistos elementos da flora tipicos da região.
Foto: IEFHA